Páginas

domingo, 13 de novembro de 2011

O shou bo


O shou bo

“A distância, eu bato, no corpo-a-corpo, eu projeto”

História

            Arte marcial chinesa, o shou bo significa literalmente “combate com mãos nuas” (Shou = mão e Bo = combate). Vários escritos chineses antigos fazem referência ao longo da hitória  a essa forma de combate. Os historiadores identificam os primeiros traços de sua prática por volta do século III a.c., durante a dinastia Qin (221 – 206 a.c.). Essa forma de combate se caracteriza pela conexão de diferentes técnicas – percussão usando os punhos e os pés, agarramentos com combinações de apreensões e as projeções diversas – e se perpetuou até o final da dinastia Song (960 – 1279).



Shoubo é uma arte marcial chinesa que utiliza  combinação  técnicas de socos, chutes, arremessos e torções.

Registros históricos relatam que na Dinastia QIN (221-206 a.C) e SONG (960-1279 d.C).
A luta é baseada principalmente na flexibilidade, agilidade, velocidade e precisão na longa distancia se procura atingir o adversário com os pés e as mãos. Na distancia curta se utiliza técnicas de projeção corpo a corpo.

Com a implantação por Mao Zedong da República Popular da China (1949) substituiu o termo Quanshu pela expressão Wushu, sendo nos dias atuais muito utilizado no Ocidente.


A ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA DO SHOUBO

O Shoubo moderno possui três objetivos: Primeiro propor a prática regular de uma atividade física, saudável e educativo de acordo como perfil do praticante. Segundo, o ensino técnico e pedagógico das técnicas do Shoubo com objetivo para a auto-defesa e as cinco virtudes: REN(humanidade);ZHE(inteligência): LI(cortesia); YI(lealdade); XIN(confiança) e o terceiro objetivo é o esportivo seguro para com a integridade física do praticante.

YUAN ZUMOU
Nasceu em 1940 em Jiangsu, em Xangai.Inicio nas artes marciais chinesas ainda jovem (Boxe de Shaolin, Shuai Jiao, Tai Ji Quan) com renomados mestres. 

Em 1958, ingressou no Instituto Desportivo em Xangai, se especializando em Shuai Jiao e luta Grego romana, se tornando campeão nacional. Continuou seus estudos se graduando em Educação Física e Desportos.

A comissão nacional de Educação Física e Esporte de Luta confere o título de mestre e torna-se treinador em Shuai jiao, preparando campeões pela China.

Em 1987, muda para França ensinando Shuai jiao com intercambio com professores da Europa (Itália, Espenha, Suíça, Holanda, Polônia) e norte da África (Marrocos, Tunísia, Argélia). Passa a organizar reuniões internacionais de Shuai Jiao na China para aperfeiçoamento técnico dos professores.

Desde 1998, Grão Mestre Yuan Zumou, propõe renovação do Shuai jiao tradicional para um esporte dinâmico e educativo e menos violento.

Insatisfeito com as regras do Sanda, desenvolveu e reformulou a antiga disciplina chinesa de luta como Shoubo.

Desde 2000 vem desenvolvendo competições nacionais e européias, sendo que em 2005, a pedido de vários líderes da Universidade Chinesa da Ciência do Esporte(Xangai, Xian e Chang chun ) coordena a delegação francesa para o desenvolvimento do Shoubo moderno

Aconteceu em São Paulo, o primeiro seminário de Shoubo com o Grão Mestre Yuan Zumou, com participantes dos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e São Paulo. Também foi apresentado os primeiros professores em Shoubo sendo o representante oficial o mestre Marcio Gonçalves e a oficialização da Associação Brasileira de Shoubo.

Mestre Marcio Gonçalves é conhecedor de vários estilos de Kung fu, Realizou cursos de formação em Shuai Jiao pela Liga Nacional de Kung fu.

Após contatos com o Grão Mestre Yuan Zumou com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos em Shuai jiao junto com sua equipe de professores, teve a iniciativa a trazer ao Brasil com a proposta do desenvolvimento do Shoubo na América Latina.

A nova equipe de professores já está se preparando para representar o Brasil no 9 Campeonato Mundial de Shoubo que será realizado na França em Dezembro deste ano.


0 comentários:

Postar um comentário